Alimentos que ajudam na digestão.

Quem nunca sentiu aquele mal estar depois que comeu demais ou sofreu as dores de uma escolha errada no cardápio? Muitas pessoas apresentam problemas de digestão, como a azia e a prisão de ventre, que estão entre os desconfortos mais populares. No entanto, a solução para esses problemas pode estar na própria dieta, com a ingestão de alimentos que possuem propriedades digestivas. Confira os alimentos que podem ajudar na digestão e acabe com o desconforto após as refeições:

-  Fibras

As fibras têm papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Tanto as fibras insolúveis (cerais e farelos) quanto as solúveis (frutas, legumes e verduras) são recomendadas, porém vale lembrar que o mecanismo de ação de cada uma é diferente. Já as solúveis agem retendo líquidos, formando um gel viscoso no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo mais saciedade. O consumo ideal é de 25 a 30g ao dia de fibras no geral. Lembrando que, para ter efeito desejado, é importante consumir as fibras em conjunto com a água.

- Ameixa

Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal.

- Gengibre

Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea.

- Mamão e abacaxi

O abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas. Então, é recomendado comer essas frutas após um churrasco ou quando se tem grande ingestão de carne.

-  Banana

A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal. A fibra está presente principalmente na banana verde, e que o consumo ideal é de uma colher de sopa da fruta por dia. Apesar de o frutano estar mais presente na fruta verde, a banana madura ajuda a reverter quadros de diarreia.

- Iogurtes probióticos

Os probióticos são bactérias boas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a multiplicação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal. Eles atuam prevenindo a proliferação de organismos patogênicos, revertendo quadros de diarreias e inibindo a colonização de bactérias no trato gástrico. A recomendação é ingerir uma porção, um potinho, de iogurte por dia.

- Azeite

Pesquisas recentes indicam que o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. O azeite pode ser consumido nas saladas ou como tempero em qualquer outra preparação.

- Chás digestivos

Alguns tipos de chá ajudam na digestão dos alimentos e diminuem a sensação de barriga estufada. Como os chás de hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, menta e psyllium são os digestivos mais conhecidos. O ideal é beber o chá entre 30 e 40 minutos após a refeição, e quanto menor o processo de oxidação da planta, maior é a concentração de oxidantes e mais efetivo ele é. Os chás podem ser consumidos de forma clássica ou acrescidos em sucos.

- Couve

Essa verdura em especial contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão. O ideal é que a couve seja consumida crua, mas seus benefícios não se perdem com o cozimento.

- Evite beber durante as refeições

Não é aconselhável a ingestão de líquidos durante a refeição, esse hábito compromete o processo digestivo e a utilização plena dos nutrientes ingeridos, comprometendo sua absorção. O melhor é ingerir líquidos antes ou 30 minutos após a refeição para garantir uma boa digestão.

Data: 27/07/2018 12:05:26