Tipos de Açúcar

Você com certeza já ouviu falar que quanto mais escuro o açúcar, mais perto do estado bruto ele está, em contraposição, quanto mais branco, mais aditivos químicos ele terá absorvido em processo de fabricação. Mesmo assim, ainda surgem: Você conhece todos os tipos de açúcar?

Para essa matéria, consideramos seis tipos de açúcar, são eles:

- Açúcar Cristal: São cristais grandes e transparentes e cerca de 90% das vitaminas encontradas no açúcar bruto são retiradas.

- Açúcar Refinado: Além de perder durante o processo de refinamento, suas vitaminas e sais minerais, o açúcar refinado – também conhecido como branco – possui alguns aditivos químicos como, por exemplo, o enxofre.

- Açúcar Mascavo: Esse é o que possui a forma mais bruta. Não passa por nenhum processo de refinamento, mantendo suas vitaminas e sais minerais, além de apresentar uma coloração mais escura e sabor mais encorpado.

- Açúcar Demerara: O refinamento desse tipo de açúcar é bem leve e feito sem aditivos químicos. Para utilização dessa opção, é melhor sempre optar pelo orgânico, que mantém os nutrientes contidos no açúcar.

- Açúcar de coco: Substituto do açúcar de cana, esse tipo é extraído da palma de coco e não passa por nenhum processo de refinamento e nem adulteração.

- Açúcar light: O açúcar light – ou fit –  possui menos calorias que os comuns, por ser feito com o auxilio de adoçantes, porém por ser refinado, ele não possui nenhum nutriente. Esse tipo de açúcar só é recomendado para diabéticos.

No geral, o açúcar é um alimento bem calórico e aumenta de maneira considerável o nível de glicose no sangue, por isso, deve ser utilizado com cautela. Seu consumo excessivo pode contribuir para o aparecimento de patologias como diabetes e obesidade. Para uma alimentação mais balanceada e saudável, recomendamos que a utilização desse alimento seja feita de forma moderada.

Data: 29/11/2018 14:22:59