Dengue: Fique atento!

Uma das doenças mais temidas na época de verão e chuvas é a dengue. Causada por um vírus, a dengue é transmitida através do mosquito Aedes aegypti. Nos dias de hoje, a melhor forma de evitar a dengue é através da vacina. Somente em 2018, foram 30.022 registros e esse ano, já são 17.860, mais da metade dos casos registrados no ano passado.

Além da dengue, que ocorre em quatro sorotipos, DEN-1, DEN-2. DEN-3, DEN-4, o Aedes aegypti é responsável por transmitir outras doenças como, por exemplo, zica, chikungunya e febre amarela urbana. Como já é conhecido, o mosquito se multiplica ao deixar seus ovos em água parada, mas além de evitar o acúmulo de líquido em locais e recipientes, existem outras maneiras de prevenir a dengue. Veja abaixo:

1) Vacina: Diminui a periculosidade do vírus.

2) Tela nas janelas: a utilização de telas em portas e janelas auxilia na proteção da família.

3) Lixo consciente: Não despeje seu lixo em valas, margens de córregos e riachos. Procure saber dias e horários corretos de coleta para colocar retirada de todo material, evitando acúmulo de lixo.

4) Areia nos vasos de planta: A areia conserva a umidade e evita o criadouro de mosquitos.

5) Limpe as calhas: Limpe pequenos reservatórios como poças, calhas e canos que podem se tornar possíveis criadouros de mosquito.

E lembre-se, a qualquer sinal de possíveis sintomas o médico deve ser consultado.

Data: 13/02/2019 10:56:28