Dia Mundial Luta contra a Aids

No dia 1º de dezembro foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e tem como objetivo reforçar a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O item foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e a idéia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo. Atualmente é possível viver com o HIV, mas a aids ainda é uma realidade. Hoje, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%, e desses, pelo menos 90% dessas pessoas recebam tratamento e entre os que recebem tratamento, 90% tornem indectáveis – estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da doença.

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram esse estado de estarem indetectáveis, devido o fortalecimento das ações do Ministério da Saúde, para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV. Exemplo disso, é que o país incorporou o dolutegravir como medicamento de primeira linha para tratar os pacientes.

Data: 12/12/2019 14:56:23