O que afeta o coração da mulher?

Há anos atrás, os homens morriam muito mais de infarto do que as mulheres. Atualmente, essa relação está praticamente equilibrada. Segundo o Ministério da Saúde, doenças cardiovasculares já são a principal causa de morte entre as mulheres. Fatores como estilo de vida, aumento da obesidade, aumento da diabetes e sedentarismo, são algumas das causas.

O curioso é que as mulheres acabam se preocupando mais com o câncer do que com doenças cardiovasculares. De acordo com pesquisas, dados apontam que 60% das mulheres acham que elas morrem de câncer e 15% acham que pode ser o coração. Na verdade, é ao contrário - 60% das mulheres morrem de problemas cardíacos e 17% de câncer, alertam cardiologistas.

Em contrapartida, a mulher tem alguns fatores de risco particulares que aumentam a probabilidade de doenças cardiovasculares:

Hipertensão na gravidez

Diabetes gestacional

Menopausa

Ovário policístico

Uso de anticoncepcional

A prevenção começa pelo conhecimento do próprio corpo. Cerca de 60% das mulheres desconhecem os níveis de colesterol. Testar níveis de colesterol, açúcar no sangue e fazer atividade física, são coisas fundamentais para diminuir o risco cardiovascular.

Data: 11/03/2020 11:28:18