Alimentos para impulsionar seu sistema imunológico

Seis alimentos que podem impulsionar seu sistema imunológico

O sistema imunológico desempenha papel fundamental na saúde e no bem-estar. É ele quem protege o corpo da ação fragilizante dos radicais livres e do estresse provocado pelo estilo de vida e por fatores ambientais. Comer alimentos ricos em nutrientes é a forma mais eficaz de manter esse sistema sempre forte, tornando o organismo imune a doenças e indisposições. Conheça alguns desses alimentos:

Canja de galinha

A clássica sopinha da vovó não é importante apenas para aliviar a dor de garganta. O caldo também ajuda na hidratação e a manter as vias respiratórias saudáveis. Ela impede a circulação de glóbulos brancos inflamatórios, o que auxilia a prevenção de resfriados. Seus ingredientes têm propriedades anti-inflamatórias que reduzem o congestionamento. Além disso, alho, cenoura e cebola - três ingredientes indispensáveis ao caldo - são ótimos para a imunidade.

Brócolis

Um dos super-heróis dos legumes, o brócolis é cheio de nutrientes bons para o sistema imunológico, como as vitaminas A e C e a glutationa, o mais poderoso antioxidante do corpo. Mas, para que esses nutrientes sejam de fato aproveitados, convêm não cozinhas muito o legume. Prefira consumi-lo após um leve cozimento a vapor, para preservar essas substâncias.

Sardinha

Peixe rico em ômega 3, ajuda a reduzir os riscos de doenças cardíacas e de inflamações. Mas, além disso, melhora o funcionamento das células do sistema imunológico, como mostram estudos recentes. Salmão, atum e truta também são ricos em ômega 3, mas a sardinha, justamente a mais popular, é mais também a mais poderosa para manter o sistema imunológico forte. Outra vantagem é que, por ser muito pequena, consegue se contaminar menos pelo mercúrio.

Iogurte

As "bactérias boas" da bebida ajudam a digestão e fortalecem o sistema imunológico. Mas isso só vale para os produtos que têm culturas vivas e ativas - procure a indicação no rótulo. Iogurte e outros alimentos lácteos também costumam ser fortificados com vitamina D, boa para a imunidade.

Cogumelos

São ricos em selênio, vitaminas do complexo B e antioxidantes, nutrientes importantes para manter o corpo forte. Além disso, pesquisas recentes mostram que os cogumelos aumentam a produção e a atividade das células brancas do sangue, o que é benéfico quando se tem de combater alguma infecção.

Chá

Chá verde e chá preto protegem contra os radicais livres e ajudam a destruí-los. Ambos têm L- Teanina, um aminoácido que ajuda a aumentar a imunidade.

Autor: Equipe Clube
Data: 15/07/2021 17:21:13